" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vereador de Sombrio Tem Prisão Decretada Por Compra de Votos


A Polícia Civil de Sombrio está aguardando a apresentação do vereador e candidato à reeleição pelo município Elisandro Guimarães, também conhecido como “ Grosso ”. Os familiares do parlamentar informaram que ele deverá se entregar a polícia nas próximas horas. Elisandro Guimarães é o 1º candidato a ter prisão preventiva decretada por compra de votos em SC nesta eleição, e por enquanto é considerado foragido.
A polícia chegou até Guimarães após uma investigação sobre roubo de gados na região, conhecido como crime de abigeato. Dentre os investigados estava o agricultor Josivan Coelho Pereira, que apesar de não ter sido comprovado a sua participação no roubo, foi descoberto que Josivan era um dos cabos eleitorais do candidato e por diversas vezes intermediou as negociações entre eleitores e o candidato. Após abrir uma nova investigação para averiguar o crime de compra de votos, a polícia ouviu cerca de 20 pessoas que admitiram ter recebido algum tipo de benefício por parte de apoio ao candidato. Dentre as doações, estavam carteira de motorista, materiais de construção, exames médicos e gasolina.
Com isso, 6 pessoas tiveram a prisão preventiva decretada, 4 já estão presos e Josivan bem como o vereador e candidato à reeleição, estão foragidos. De acordo com a policia, os eleitores que comprovaram o recebimento também deverão ser punidos, podendo também correr o risco de terem a prisão também decretada.
Segundo a lei, qualquer doação, distribuição de brindes e presentes, ou qualquer coisa que vise benefício próprio pode caracterizar compra de voto, porém cabe ao juiz eleitoral analisar as provas, que podem ser gravações, testemunhas ou a apresentação da doação, e decidir se enquadra ou não como crime eleitoral. No inciso 5°, do artigo 23, da Lei 9504/97, diz que “Ficam vedadas quaisquer doações em dinheiro, bem como de troféus, prêmios, ajudas de qualquer espécie feitas por candidato, entre o registro e a eleição, a pessoas físicas ou jurídicas”.
É leitores, me permitam o trocadilho, mas parece que para o vereador a coisa ficou Grossa .. É inacreditável como ainda pode existir pessoas que vendem e compram os votos .. De fato a situação ainda persiste, porque em muitas vezes as pessoas colaboram para que tais fatos ainda continuem a se repetir ... Essas 20 pessoas que aceitaram o benefício, nos faz refletir sobre o futuro da política em nosso país .. Será que de fato, a corrupção é algo exclusivo dos políticos ?? Será que o povo em sí também não é corrupto e estimula tais atitudes dos políticos ??? Como pode se reeleger Malufs da vida ?? Como pode o povo votar nos candidatos que são de fato Ficha Suja ?? É triste acreditar, mas infelizmente o povo tem o governo que merece ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário