" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Renovação Marca Eleição Municipal em Joinville - Veja a Votação Completa dos Candidatos -


De fato, este ano, as eleições de Joinville foram marcadas pela renovação. Desde o início da campanha dos vereadores, a tal palavra vinha sendo empregada de uma maneira forte, e tendo em vista que já no pleito passado a renovação na câmara foi grande, os candidatos apostavam novamente em uma mudança no atual quadro legislativo. A renovação na Câmara de Vereadores de Joinville chegou a 58%.
Dos atuais 19 vereadores, 9 foram nomes novos ( João Carlos Gonçalves (PMDB) - 5.358 votos, Rodrigo Fachini (PMDB) - 4.432 votos, Lioilson Corrêa (PT) - 4.430 votos, Pastora Léia (PSD) - 4.234 votos, Claudio Aragão (PMDB) - 4.185 votos, Maurício Soares (PMDB) - 3.457 votos, Levi Roschi (PPS) - 3.301 votos, Dorval Pretti (PPS) - 2.439 votos e Maycon César (PR) - 1.993 votos ). Vale lembrar que Maycon César é dono da Absolut Promoções e Eventos, e é alvo de 6 processos na justiça ( confira os processos no link ao lado: http://esaj.tjsc.jus.br/cpo/pg/search.do?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=38&cbPesquisa=NMPARTE&tipoNuProcesso=UNIFICADO&dePesquisa=absolut+promo%E7%F5es ). Ainda podemos contar com ex-vereadores que não foram eleitos no pleito passado, mas que novamente voltam a Câmara de Vereadores, destes são 2 ( Jaime Evaristo (PSC) - 2.871 votos e Fabio Dalonso (PSDB) - 4.897 votos ).
Vale lembrar algumas curiosidades aqui nesse espaço. O PMDB conseguiu 4 vereadores ( João Carlos Gonçalves, Maurício Soares, Rodrigo Fachini e Claudio Aragão sendo que esses útimos dois, tiveram um
grande apoio do Deputado Federal Mauro Mariani ). Assim como o PMDB, o PSD também contou com uma bancada forte, somando 3 vereadores ( Pastora Léia, Odir Nunes e Patrício Destro ). Da mesma forma ficou o PSDB com 3 vereadores ( Maurício Peixer, Roberto Bisoni e Fábio Dalonso ). Novamente Patricio Destro é eleito o candidato a vereador mais votado de Joinville, dessa vez com menos votos, já que os outros jornalistas fortes que concorrem com o mesmo público que ele ( Eduardo Lima e João Carlos Gonçalves ) lhe arrancou muitos votos. Mesmo assim, Destro fez 6189 votos, exatamente 2.351 votos a menos do que em 2008, quando fez 8540 votos.
Mesmo com a derrota nas urnas do atual prefeito, o PT vai mostrar ser uma oposição forte, com 3 vereadores eleitos ( Adílson Mariano, Manoel Bento e Lioilson Corrêa ). Pelo que podemos perceber, o poder municipal vai estar centralizado entre PMDB/PSD/PSDB e o PT irá fazer uma oposição forte, com 1 vereador a mais do que na atual legislatura.
A renovação também foi percebida nas urnas para a prefeitura de Joinville, já que nem o atual prefeito e nem o seu antecessor conseguiram chegar próximo ao 2º turno. Alías, o fato dos votos não aparecerem na contagem dos votos para Carlito, devido ao processo que responde pelos gastos com publicidade, fez com que todos fossem surpreendidos, principalmente no ninho petista de Joinville. Os votos de Carlito Merss não apareceram na contagem oficial de votos, já que está sob-judice, mas foram computados e depende do julgamento do recurso na Justiça Eleitoral para ter a confirmação ou não dos votos dados a ele, mesmo assim somou pouco mais de 57 mil votos. Parece que os 2 candidatos que foram para o embate, com uma campanha agressiva ficaram fora do 2º turno, fato este que não agradou nem um pouco Carlito nem muito menos Tebaldi, que em muitas pesquisas apareciam em 1º ou em 2º lugar nas intenções de voto ... Sendo assim, deixaram o caminho das propostas em aberto, e agora Udo Dohler e Kennedy Nunes disputam o 2º turno em Joinville. O caminho vai ser difícil para Kennedy, já que tão fácil não vai se aliar com Carlito, muito menos Udo vai ter o apoio de Carlito. Em matéria de apoio Kennedy leva uma grande desvantagem com relação ao seu rival de 2º turno, uma vez que Udo tem como padrinho político o Senador Luiz Henrique da Silveira, enquanto a líderança maior do PSD no estado e que poderia apoiar o seu correligionário em Joinville, o Governador Raimundo Colombo faz questão de afirmar que não quer se indispor com o seu amigo Luiz Henrique e que depende do PMDB no seu projeto de reeleição no governo do estado em 2014. Pelo menos, ao seu favor, provavelmente Tebaldi irá se aliar com Kennedy no 2º turno, já que o seu companheiro de partido, o Deputado Estadual Darci de Matos, é muito amigo de Tebaldi e já estava costurando um apoio mútuo, caso um dos 2 fossem para o 2º turno, quem fosse, um apoiaria o outro ...
Infelizmente assim como na maioria das eleições, a rua completamente suja com os santinhos dos candidatos, as placas colocadas as pressas na madrugada em lugares irregulares, compra de votos, além de é claro a famosa boca de urna, que estava presente em muitos pontos de votação ... Em Joinville 2 candidatos a vereador foram detidos ( Giovane da Silva - PP - flagrado jogando santinho nas ruas e o ex motorista do Senador Luiz Henrique Joãozinho detido por panfletagem ).
Uma outra curiosidade, é o grande potencial de voto que a região de Pirabeiraba obteve. A região elegeu 3 vereadores ( Fabio Dalonso, Sidney Sabel e Odir Nunes ). A onda de renovação na câmara se estendeu por todo o Estado, mas mesmo assim, não impediu de figurinhas carimbadas na política se reelegerem, como o caso do vereador Bizoni que vai para o seu 6º mandato ... Teve nessa eleição até candidatos que conseguiram apenas a incrível quantia de 1 voto, e pasmem foram 4 candidatos ( Claudia Battisti - PPS, Liziane Holtz - PSDC, João Rocha - PRP e Tailaine - PRP ). Veja a relação completa dos vereadores e as suas respectivas votações no Link abaixo:

Resultado Votação 1º Turno Joinville - Prefeitura e Vereadores -

Nenhum comentário:

Postar um comentário