" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Justiça Eleitoral Cassa Candidatura de Prefeita Reeleita e Solicita Nova Eleição em Mirim Doce


Prefeita de Mirim Doce Maria Luiza Kestring Liebsch
A juíza da comarca de Taió, Karina Muller Queiroz de Souza, solicitou ao TRE/SC para que seja realizada uma nova eleição para a prefeitura da cidade de Mirim Doce. Nesta semana, em decisão em 1º grau, a juíza decretou a inelegibilidade da prefeita Maria Luiza Kestring Liebsch ( PMDB ) e do vice-prefeito Sérgio Luiz Paisan ( PMDB ), que foram reeleitos neste pleito.
Na sentença, a magistrada decretou a cassação do diploma da Prefeita e do Vice e declarou nulos os votos recebidos na votação deste ano. Como eles receberam mais de 50% dos votos válidos, a juíza solicitou a realização de nova eleição. A decisão ainda cabe recurso junto ao TSE.
A inelegibilidade foi decretada, após um suposto uso da máquina pública em benefício próprio, o que configurou segundo a Juíza como abuso de poder de autoridade e política usado pela administração. Segundo a juíza, a prefeita utilizou-se dos recursos do município de Mirim Doce para viabilizar a distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social, com o único intuito de fazer promoção pessoal, visando à futura candidatura à reeleição.
A decisão da Juíza veio só complementar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral ( AIJE ) que o Ministério Público Eleitoral fez contra a prefeita. Na ação do MP, foi configurado abuso do poder político, porque a prefeita teria usado a máquina estatal para distribuir cerca de 2 mil calendários, pagos com recursos públicos, visando à promoção pessoal, com fins eleitorais, desestabilizando a igualdade de competição entre a prefeita e os demais candidatos.
Além disso, a prefeita ainda teria contado com o auxílio de servidores públicos municipais (agentes comunitárias de saúde) para realizar a distribuição gratuita de tais bens a todo o eleitorado de Mirim Doce. Embora a denúncia ter sido somente à prefeita, segundo a magistrada, a prova constante dos autos demonstra que o vice-prefeito também participou da produção do material publicitário e que o mesmo autorizou a confecção e distribuição à população. Por esta razão, ambos foram punidos com as mesmas sanções.
Ambos se disseram surpresos com a decisão da Juíza, e confirmaram que a prefeitura fez um calendário em comemoração aos 20 anos do município e distribuiu o material à população, que segundo eles é feito anualmente. No ano passado, quem autorizou a produção do material foi o Vice-Prefeito Sérgio Luiz Paisan ( PMDB ), porque na época a prefeita estava em férias. A prefeita disse em entrevista que irá recorrer da decisão.

8 comentários:

  1. Quando, "alguns" adversários reconhecem que são incompetentes para realizarem uma campanha a altura, sente desestabilizado a desigualdade de competição e recorrem a meios de prejudicar polícos que se preocupam com bem estar dos munícipes.Tenho certeza que todos esses(mais de 50%) votos foram com total conciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação amigo .. Continue sempre visitando o nosso Blog e participando das nossas matérias. De fato, não sei se há um abuso de poder até porque a prefeita estava de férias, aqui em Joinville também o prefeito Carlito Merss teve a sua candidatura cassada pelo TRE/SC pelo mesmo argumento de ter agido em benefício próprio. Agora, tenho certeza que é como diz o ditado, a voz do povo é a voz de Deus, e se o povo escolheu ela, não teria motivos para não reelege-la.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Falar da atual Prefeita nos remete a acreditar que ainda existem Politicos descentes, e que esses trabalham com amor e dignidade, e que para fazer uma boa administração não precisam se tornar ladrões, em busca de beneficios próprios. A Prefeita MARIA, foi eleita pelo reconhecimento do bom trabalho que executou ao longo de 04 anos, pela simpliscidade, honestidade e o grande amor que dedidca ao povo Mirindocence. Maria o povo elegeu , e sem duvidas o merecimento da vitória é todos seus, e o povo tem muito orgulho de ter você como representante do município. abraços e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação, continue sempre participando das nossas matérias, e lhe convido para se juntar a nós, compartilhando as matérias e dando sujestões para a melhoria deste espaço. Não conheço a prefeita, por isso não posso dizer da sua idoneidade, mas tenho certeza que a justiça prevalecerá, e enfim saberemos quem tem a razão nessa história .. Grande abraço.

      Excluir
  3. Maria, Além de Prefeita, é muito carismatica, tem na sua simpliscidade uma porta aberta para receber a todos com igualdade, falo isso porque a conheço, sei do seu excelente trabalho, aliais, muito elogiados nos municípios vizinhos, ao longo desse 04 anos , provou ser guerreira, sempre buscando recursos para investir no município. Infelizmente alguns comentários sem fundamento, feitos por pessoas que sequer conseguem se auto avaliar, pois garanto que seria constrangedor para os mesmos descobrir que a falta de carater ou a perda total do bom senso, os tornam pessoas vazias , e que cada um é responsavel pelos seus atos, aquela conhecida lei do retorno, essa existe mesmo, não é só prejudicar os outros, tudo tem o seu preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como comentei acima, não posso dizer sobre a pessoa dela pois não a conheço, mas tenho certeza que a justiça irá provar quem está falando a verdade .. Esperamos que isso seja resolvido o mais rápido possível, para o bem de todos os munícipes .. Grande abraço.

      Excluir
  4. Maria vai tomar a posse amanhã e os adversários levaram um soco que pra curar vai demorar 04 anos kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação aqui no Blog do Petri .. Continue sempre acessando e participando das nossas matérias .. Logo, logo estaremos com mais matérias, por isso conto sempre com a sua importante visita .. Grande abraço e feliz 2013!

      Excluir