" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Promotor Público Chora ao Ver Situação do Hospital Municipal São José em Joinville


A visita surpresa do delegado da Polícia Federal Waldemar Moreno Jr. e do procurador Davy Lincoln Rocha no Hospital Municipal São José, em Joinville, ganhou destaque nacional. Em entrevista, Davy Lincoln disse que o que via podia ser comparada aos campos de concentração, fazendo alusão a época do nazismo, devido ao tamanho caos contatado no hospital.
Davy Lincoln esteve no Hospital São José quarta-feira à tarde, para verificar a superlotação e casos de pacientes que aguardam nos corredores do pronto-socorro por cirurgia ortopédica, que foi denunciada por um paciente do São José, que estava esperando a 10 dias para a realização do procedimento. O procurador Davy Lincoln Rocha chocou-se com a cena que viu, e encaminhou um ofício à Polícia Federal para abrir inquérito que vai apurar um possível crime de omissão de socorro.
Segundo o Ministério Público Federal, o inquérito vale tanto para o caso denunciado, quanto para os outros pacientes que estão em situação semelhante. O hospital também deve ser alvo de um processo civil. Ficou visível a superlotação do hospital, e mais da metade dos pacientes estavam nos corredores, esperando por um leito disponivel e uma cirurgia ortopédica.
A direção do São José afirmou que não há disponibilidade no centro cirúrgico e que também faltam leitos para atender aos pacientes. O hospital contestou a afirmação de omissão de socorro, e reforçou que a superlotação é um problema já recorrente e muito antigo no hospital. Para evitar a falta de atendimento no pronto-socorro e liberar as macas do Samu e dos bombeiros retidas no hospital para uso dos pacientes nos corredores, a direção do São José chegou a transferir 3 pessoas para o Hospital Bethesda, no sábado. A remoção foi feita para desafogar o hospital. Apesar da ajuda, a realização das cirurgias ortopédicas não poderia ser feita no Bethesda porque a unidade atende apenas aos casos de baixa complexidade.
Vale lembrar que o promotor Davy Lincoln é marcado por muitas polêmicas como o caso Bolshoi, no ano de 2004, onde denunciou um esquema que envolveu até o hoje Senador Luiz Henrique da Silveira ( PMDB ). Também foi palco de crises na Polícia Civil de Joinville, com a queda do ex-vereador e delegado Marco Aurélio Marcucci, na condenação de Marcucci pelo envolvimento com os caixeiros, e por várias vezes Lincoln teve que pedir proteção policial. Mais tarde, em 2007, foi um crítico implacável do sistema de limpeza do Rio Cachoeira, o FlotFlux, pois alegava que o equipamento não surtia efeito, e eram gastos R$ 100 mil todo o mês, só para manutenção do sistema.
Davy Lincoln é acusado de falar demais e querer publicidade nas suas ações, sendo tachado de vaidoso e personalista.
É, como disse o Carlito " Nós estamos começando a arrumar o Zequinha ", parece que os problemas no São José estão longe de ter um fim .. Até quando os nossos governantes irão esquecer a saúde pública ?? O tema sempre vem em época eleitoral, mas na prática nada muda ... E o nosso Hospital Regional, também vive uma situação boa ?? Com a falta de leitos, de profissionais, com a precária situação da parte hidráulica e tantos outros problemas .. Será que alguém vai resolver a saúde pública, ou é algo tão imaginário ter uma saúde pública de qualidade, conforme determina a constituição ?? Talvez se os nossos políticos usassem o sistema público de saúde, nossa situação dos hospitais não estariam tão ruins .. Veja o vídeo com a declaração do promotor Davy Lincoln:

Promotor Chora ao Ver Situação do Hospital São José

2 comentários:

  1. Olha, tiro o chapéu para o promotor que foi até o hospital, nós cidadãos precisamos de mais profissionais assim, que não ficam apenas confinados em gabinetes, mas que saem às ruas em defesa da população! Isso mostra que ainda há esperança!

    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lilian pelo que parece as coisas irão mudar aí no São José .. Pelo o que podemos perceber o prefeito Udo Dohler não está para brincadeira, e reuniu o secretário Armando, o chefe de gabinete Braulio entre outros para cobrar melhorias no hospital, visando a ampiação, a melhoria na climatização, para que essa situação lamentável constatado pelo promotor público não seja repetida.
      Aliás esse mesmo promotor Davy Lincoln, foi no hospital regional essa semana e chamou de perto o diretor do hospital para pedir explicações o porque que um idoso de 81 anos não recebeu atendimento.
      Agradeço a sua participação Lilian e peço que sempre acompanhe as nossas matérias, divulgue para os seus amigos e faça do Blog do Petri a sua página inicial de buscas para informações de Joinville e região. Grande abraço e feliz 2013!

      Excluir