" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Artigo de Opinião: Novamente o Fim do Mundo Não Aconteceu


Fiquei espantado essa semana com a tamanha repercussão envolvendo a data de hoje, na qual supostamente pelo calendário Maia o fim do mundo seria anunciado. Nos jornais noticiavam que alguns grupos estavam montando suicídios em massa, estavam comprando as coisas sem qualquer responsabilidade achando que não precisaria mais pagar, alguns estocando comidas e etc ..
Já não é de que se fala no fim do mundo, e o Apocalípse já foi datado para diversas épocas, por diversas pessoas como Nostradamos, e com diversos fins catastróficos ( Armagedon, Poseidon e etc .. ). Independentemente da religião, eu creio que não será dada nenhuma data para o fim do mundo, até porque essa dúvida se arrasta por milhares de anos e até agora sem resposta. Talvez não tenha se obtido resposta, justamente por não existir nada concreto que determinasse o apocalípse. Assim como na virada do milênio ( O Bug do Milênio ), quando houve a passagem para o ano 2000, bem como teve o eclipse solar, foram datados como certos o fim do planeta.
Correu nas redes sociais um boato de que uma profecia indicada por Nostradamos, que um homem sobre um cavalo dançante atingiria a notoriedade de mais de 1 Bilhão de pessoas. Tal suposição, foi comparado ao vídeo Psy, Gangnam Stile, que atingiu a marca de 1 Bilhão de acessos no site You Tube. Gostaria de saber onde estão aqueles que de fato defendiam que o fim do mundo seria hoje, que de forma veemente acreditavam e defendiam o tal calendário maia. Fênomenos astrofísicos são usadas por tais pessoas para dar algum sentido em seu discurso vão, que não tem nada concreto e apenas usam de suposições para enganar os outros e a sí mesma.
Não dá pra acreditar que muitas pessoas de fato levaram a sério tal anúncio do fim dos tempos, e fazendo uma rápida busca pela internet, descobri uma jovem que se disse lesada pelos Maias e entrou com uma reclamação no site Reclame Aqui. Não se sabe ao certo se é apenas uma brincadeira da jovem, ou se é verdade o que ela passou. Mesmo assim veja o que ela escreveu:

" Nessas semanas eu cavei um túnel no quintal da minha casa, comprei alimentos e levei pro tunel, entrei no túnel tava tão quente, estava morrendo de calor porque nem adiantaria trazer ventilador até pq eu sei q não teria energia, comprei varias pilhas e to com a lanterna e nada do mundo acabar. mas minha indignação foi tão grande q voltei em casa e fiz essa reclamação porque quero providencias quero estorno do dinheiro que gastei com meu tunel forno a lenha. Esses tal maias deve ter muita grana. vou acionar meu advogado para tomar as providencias cabiveis ".

Para a maioria dos historiadores, aquilo que os maias tinham previsto para hoje, não era um Armagedon, mas o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo do calendário Maia. Acabamos de entrar no 13º b’ak’tun de acordo com o calendário do povo Maia, período que marca o fim de um intervalo de 5.125 no seu sistema de contagem do tempo. Possivelmente isso não seria razão para pânico, e sim para festejar, assim como festejamos a passagem do ano de 1999 para 2000. Ainda neste século alguns ainda acreditam que podemos presenciar o Fim do Mundo. Um previsto para 2021, quando se espera o apocalipse ligado ao fim da inversão dos polos magnéticos ( eles devem trocar de lugar ). Outro em 2036, quando o asteroide Apophis poderá colidir com a Terra e outro em 2060, quando Isaac Newton em 1704, determinou o fim do planeta nesta data baseado no livro do Antigo Testamento de Daniel. Talvez o único que ganhou com toda essa história toda foi o diretor do filme 2012 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário