![]() |
Ex Prefeito João Batista De Geroni e Atual Prefeita Ivone De Geroni |
A defesa do Ex prefeito havia alegado na época que a Prefeitura passava por uma grande crise financeira e por isso utilizava-se de cheque de terceiros para cubrir as despesas do município, e quando havia caixa na Prefeitura, os cheques eram restituídos. Mesmo assim o juiz não acatou o argumento da defesa, e disse que só o ex prefeito João Batista de Geroni teria cometido 53 crimes de desvio. O juiz reafirmou que apropriar-se de bens ou rendas públicas e desviá-los em proveito próprio, está previsto como conduta vedada na lei de responsabilidade fiscal dos prefeitos.
No final de 2010, a família De Geroni foi alvo de polêmicas quando o ex-prefeito mandou instalar placas em alguns carros oficiais com as iniciais MDG ("Mui De Geroni"). Além de prefeito de Calmon por 8 anos, João Batista de Geroni também foi diretor-geral da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em Florianópolis.
Tendo recorrido da decisão de junho, agora novamente a família De Geroni sofre uma grande decepção. A esposa do ex-prefeito que agora é a mais " nova " prefeita do município, perdeu essa ação que havia lhe incriminado, e nessa manhã de terça-feira ( 27/11 ) ela foi condenada criminalmente em 2ª instância pelo TJSC.
Com a decisão do Tribunal de Justiça de SC, a prefeita eleita de Calmon, Ivone De Geroni ( PDT ) também está enquadrada com base na lei da Ficha Limpa. A decisão, dos juízes do TJSC, foi unânime, contra o pedido de absolvição no crime de lavagem de dinheiro, da família De Geroni. A pena foi fixada em 3 anos de reclusão, em regime aberto, e mais 10 dias-multa, substituída por duas restritivas de direito, consistentes em prestação pecuniária e prestação de serviços à comunidade para cada um dos réus.
Os juizes entenderam que a atividade criminosa da família De Geroni consistia no desvio de valores dos cofres públicos, quando cheques da Prefeitura de Calmon eram emitidos e depositados na conta de Ivone De Geroni, na época ainda 1ª dama. De acordo com o processo, foi identificada a movimentação de recursos de R$ 136.000,00 na conta de Ivone De Geroni, em cheques de titularidade da Prefeitura de Calmon, no período de julho a dezembro de 2007. Boa parte desse valor ( cerca de R$ 100.000,00 ), foi transferida para Alfeu Maboni, na compra de uma fazenda, e na sequência esse imóvel foi transferido para os filhos de Ivone De Geroni e João Batista De Geroni.
Os juízes entenderam que está claro que os acusados converteram os recursos obtidos ilegalmente com desvio de verbas públicas em beneficio próprio, e através de um ativo lícito ( propriedade rural ), tentavam esconder os valores obtidos com a atividade criminosa. O acúmulo dos altos valores depositados na contra de Ivone de Geroni, foi o que despertou a curiosidade do Ministério Público Estadual em investigar o caso, uma vez que os depósitos ilegais vinham de cheques da Prefeitura Municipal de Calmon.
Mais uma vez vemos que a justiça tarda mas não falha! É uma vergonha o que está acontecendo por aqui. E ainda saem pelas ruas e eventos como se nada tivesse acontecendo. O povo tem que ver quem são eles: pessoas que ó querem encher o bolso. Tem papo e poses mas no fundo são a pior laia que apareceu num município que vivia de honestidade. Aguardamos mais condenas e que logo virão. Aguardem...........
ResponderExcluirObrigado pela sua participação amigo .. De fato, apesar de todos os pesares, ainda acreditamos na justiça e que uma hora ou outra a verdade sempre prevalece ... Os moradores de Calmon não podem continuar sendo manipulados por uma quadrilha que apenas querem utilizar-se do poder para benefício próprio .. Concerteza, a mentira tem pernas curtas .. Grande abraço
Excluiroi emerson sou de calmon e sempre leio suas matérias vc viu que absurdo os ladroes estao impunes precisamos de ajuda eles sao manipuladores e nao estao nem ai com a justica,aqui voltou a ser uma terra sem lei.
Excluirprefeita de calmon é ficha suja mulher de um ladrao com as contas cheias de dinheiro publico,td aqui tem q ser do jeito deles e a justiça ainda nao tirou esses ditadores do poder,onde vamos parar,precisamos de honestidade para tocar essa cidade de pessoa pobres e sofredoras ou sera que vao deixar eles roubarem mais quatro anos enquanto isso pessoas passao nessecidades.
ResponderExcluir