" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prefeita de Calmon é Condenada Pelo TJSC Por Desvio e Lavagem de Dinheiro


Ex Prefeito João Batista De Geroni e Atual Prefeita
Ivone De Geroni
É a situação na prefeitura da pequena cidade Calmon, no meio oeste catarinese está cada vez mais polêmica ... Já no mês de junho deste ano, a família De Geroni foi alvo do Ministério Público Estadual por desviar valores dos cofres públicos em cheques emitidos pela Prefeitura de Calmon nominados de seus fornecedores. Na sentença do juiz de Caçador, Gustavo Marcos de Farias, o ex-prefeito João Batista de Geroni pegou 7 anos de reclusão, o filho 4 anos e 5 meses, e a sua esposa Ivone De Geroni teve a pena fixada em 7 anos e 11 meses de prisão, sob a acusação de desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro.
A defesa do Ex prefeito havia alegado na época que a Prefeitura passava por uma grande crise financeira e por isso utilizava-se de cheque de terceiros para cubrir as despesas do município, e quando havia caixa na Prefeitura, os cheques eram restituídos. Mesmo assim o juiz não acatou o argumento da defesa, e disse que só o ex prefeito João Batista de Geroni teria cometido 53 crimes de desvio. O juiz reafirmou que apropriar-se de bens ou rendas públicas e desviá-los em proveito próprio, está  previsto como conduta vedada na lei de responsabilidade fiscal dos prefeitos.
No final de 2010, a família De Geroni foi alvo de polêmicas quando o ex-prefeito mandou instalar placas em alguns carros oficiais com as iniciais MDG ("Mui De Geroni"). Além de prefeito de Calmon por 8 anos, João Batista de Geroni também foi diretor-geral da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em Florianópolis.
Tendo recorrido da decisão de junho, agora novamente a família De Geroni sofre uma grande decepção. A esposa do ex-prefeito que agora é a mais " nova " prefeita do município, perdeu essa ação que havia lhe incriminado, e nessa manhã de terça-feira ( 27/11 ) ela foi condenada criminalmente em 2ª instância pelo TJSC.
Com a decisão do Tribunal de Justiça de SC, a prefeita eleita de Calmon, Ivone De Geroni ( PDT ) também está enquadrada com base na lei da Ficha Limpa. A decisão, dos juízes do TJSC, foi unânime, contra o pedido de absolvição no crime de lavagem de dinheiro, da família De Geroni. A pena foi fixada em 3 anos de reclusão, em regime aberto, e mais 10 dias-multa, substituída por duas restritivas de direito, consistentes em prestação pecuniária e prestação de serviços à comunidade para cada um dos réus.
Os juizes entenderam que a atividade criminosa da família De Geroni consistia no desvio de valores dos cofres públicos, quando cheques da Prefeitura de Calmon eram emitidos e depositados na conta de Ivone De Geroni, na época ainda 1ª dama. De acordo com o processo, foi identificada a movimentação de recursos de R$ 136.000,00 na conta de Ivone De Geroni, em cheques de titularidade da Prefeitura de Calmon, no período de julho a dezembro de 2007. Boa parte desse valor ( cerca de R$ 100.000,00 ), foi transferida para Alfeu Maboni, na compra de uma fazenda, e na sequência esse imóvel foi transferido para os filhos de Ivone De Geroni e João Batista De Geroni.
Os juízes entenderam que está claro que os acusados converteram os recursos obtidos ilegalmente com desvio de verbas públicas em beneficio próprio, e através de um ativo lícito ( propriedade rural ), tentavam esconder os valores obtidos com a atividade criminosa. O acúmulo dos altos valores depositados na contra de Ivone de Geroni, foi o que despertou a curiosidade do Ministério Público Estadual em investigar o caso, uma vez que os depósitos ilegais vinham de cheques da Prefeitura Municipal de Calmon.

4 comentários:

  1. Mais uma vez vemos que a justiça tarda mas não falha! É uma vergonha o que está acontecendo por aqui. E ainda saem pelas ruas e eventos como se nada tivesse acontecendo. O povo tem que ver quem são eles: pessoas que ó querem encher o bolso. Tem papo e poses mas no fundo são a pior laia que apareceu num município que vivia de honestidade. Aguardamos mais condenas e que logo virão. Aguardem...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação amigo .. De fato, apesar de todos os pesares, ainda acreditamos na justiça e que uma hora ou outra a verdade sempre prevalece ... Os moradores de Calmon não podem continuar sendo manipulados por uma quadrilha que apenas querem utilizar-se do poder para benefício próprio .. Concerteza, a mentira tem pernas curtas .. Grande abraço

      Excluir
    2. oi emerson sou de calmon e sempre leio suas matérias vc viu que absurdo os ladroes estao impunes precisamos de ajuda eles sao manipuladores e nao estao nem ai com a justica,aqui voltou a ser uma terra sem lei.

      Excluir
  2. prefeita de calmon é ficha suja mulher de um ladrao com as contas cheias de dinheiro publico,td aqui tem q ser do jeito deles e a justiça ainda nao tirou esses ditadores do poder,onde vamos parar,precisamos de honestidade para tocar essa cidade de pessoa pobres e sofredoras ou sera que vao deixar eles roubarem mais quatro anos enquanto isso pessoas passao nessecidades.

    ResponderExcluir