" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mais Polêmicas na Prefeitura de Barra do Sul


Prefeito Eleito de Barra do Sul é Alvo de Denúncias
de Compra de Votos
Uma comissão de 4 pessoas liderada pelo presidente do PDT de Balneário Barra do Sul ( José Ênio ) protocolou nessa segunda-feira ( 12/11 ) no Ministério Público de SC um abaixo-assinado e munidos de DVDs com fotos e gravações que eles alegam ser provas de compra de voto por parte do prefeito eleito da cidade, Ademar Borges ( PMDB ).
O grupo, que apoiou a reeleição do atual prefeito Antônio Rodrigues ( PT ), pede a anulação da eleição. O prefeito eleito disse lamentar o ato e o fato de Rodrigues não reconhecer sua vitória nem tê-lo cumprimentado por isso. O ato dos apoiadores de Rodrigues também contou com manifestação de um grupo de pessoas com faixas e cartazes em frente ao Fórum de Araquari, sede da comarca que abrange Balneário Barra do Sul, onde foi protocolada a denúncia.
Algumas das mensagens faziam referência ao fato de mais de 90% da população da cidade, que é de 8,8 mil habitantes, ter título de eleitor, o que os apoiadores do atual prefeito não reeleito atribuem à transferência de votos incentivada por meio de compra de votos. Eles alegam que houve um crescimento de mais de 1.200 eleitores comparando com base no pleito passado, de 2008. Falam também em fraude nas eleições, já que perderam por apenas 129 votos de diferença, e falam que Ademar comprou votos através de asfalto, carradas de brita, carradas de areia e etc ...
Vale lembrar que o PDT iria lançar o ex vice prefeito e vereador de Joinville João Gaspar Rosa, para a prefeitura de Balneário Barra do Sul, porém desistiram dos planos de candidatura própria para apoiar o projeto de reeleição do candidato petista. Assim como em Joinville, o PDT deixou de lançar o nome próprio ( que era o jovem advogado Rodrigo Coelho ), para que Coelho fosse vice na campanha de Udo Dohler a prefeitura da cidade, Felizmente para Coelho, diferentemente do que aconteceu em Balneário Barra do Sul, o PDT escolheu o candidato certo, e foi vencedor nas urnas dessa eleição municipal.
Nas imagens que o grupo entregou junto ao Ministério Público Estadual, estão fotos de cascalho de asfalto que, segundo Ênio, teria sido colocado pelo prefeito eleito durante a campanha em ruas de barro e entradas de propriedades. As gravações, em áudio trazem conversas com pessoas que dizem ter recebido favores, como brita, em troca de votos.
O prefeito eleito de Barra do Sul comentou em entrevista ao Jornal ANotícial sobre a proporção de eleitores. Ademar Borges disse que o seu adversário usou dados de 2011 do IBGE, enquanto o TSE já usava os cálculos de 2012. Na reportagem ele chegou até a mostrar uma folha na qual mostra dados coletados desde 1992, na qual ficou comprovada que a proporção de eleitores sempre foi alta ( quase sempre mais de 90% ) e que o crescimento não foge da média das outras eleições ( em torno de 17% ). Ele comenta que por mais persuasivo que fosse, ninguém teria tamanho poder para convencer 1.200 mil pessoas a votar no município, como os seus adversários políticos defendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário