" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

domingo, 19 de agosto de 2012

Lei Que Proíbe a Distribuição de Sacolas Descartáveis em Joinville Rende Polêmica

A lei que proíbe a distribuição das embalagens descartáveis em Joinville, entrará em vigor a partir do dia 14 de setembro, porém a medida ainda rende muita polêmica.
Os caixas dos supermercados e de lojas, estarão priobidos de oferecer as sacolas de plástico tão comum aos consumidores. Basta passear pelos supermercados para notar que poucas pessoas utilizam as sacolas reutilizáveis ou caixas de papelão. Em menos de um mês para começar a valer a “Lei da Sacolinha”, os consumidores não estão habituados com o transporte das suas mercadorias sem as sacolas plásticas.
A lei que foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada em 2011 tem o impacto direto aos supermercados e lojas, que deverão obedecer a legislação de forma imediata. As microempresas terão em torno de 2 a 3 anos para se adequar a nova lei.
De acordo com a Lei, será obrigatória a substituição e o recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, como forma de proteção ao meio ambiente. Quem não substituir, será obrigado a recebê-las de volta ( independentemente do estado de conservação e origem ) e dar a destinação correta para as sacolas. Além disso a lei fixa o desconto de R$ 0,03 a cada 5 itens comprados para os clientes que utilizarem as sacolas reutilizáveis. Quem não cumprir a lei poderá ser multado em 100 UPMs ( equivalente a R$ 19.714,00. )
Para a grande maioria dos consumidores, a adequação à nova lei não será fácil, e gera além de muito desconforto, dúvidas com relação a sua eficiência. A polêmica gira em torno da praticidade das sacolas plásticas, além do seu uso para outros fins, como por exemplo para armazenar lixo doméstico.
A associação dos supermercadistas é contra a medida, uma vez que a lei foi aprovada sem o debate mínimo necessário. Também defendem que a medida também tentou ser implantada em outros estados, porém não houve um resultado satisfatório como em São Paulo, onde a lei precisou ser modificada.
Provavelmente assim como ocorreu na capital paulista, as grandes redes varejistas e supermercadistas deverão entrar com um pedido na Justiça pela manutenção das sacolas plásticas como segunda opção para os clientes. Vejo que a lei pode não reduzir o consumo, já que a imposição tem um efeito contrário, assim como a associação de supermercadistas também sou contrário a proposta, pois acima de tudo deve haver uma conscientização por parte dos consumidores, e os preços das sacolas retornáveis devem ser mais acessíveis para a população, sem isso a medida tende a causar um grande desconforto a todos os joinvilenses.
Digo isto porque trabalho na rede de Supermercados Wallmart ( Hipermercado Big ) e sei a insatisfação e a apreenção da grande maioria dos clientes com a nova medida. E você o que acha do Tema ??? Você é a favor ou contrário a nova lei ??? Deixe o seu comentário, e vote na enquete ...

4 comentários:

  1. O Governo, deveria estar mais preocupado com as questões ambientais e criar politicas de incentivo fiscal para as empresas que fabricam as sacolas retornáveis sacolas de papel, torando assim mais acessível para o consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Welligton pela sua participação .. Realmente o governo pouco se meche para resolver os nossos problemas ambientais, e em vez de tomar alguma atitude, impõe essa decisão a população que é obrigado a aceitar tal medida.
      Precisamos não só impor, mas incentivar as cooperativas de reciclagem, além de baratear o seu custo, para que fique mais acessível a todos ... Mais uma vez obrigado pela sua participação e divulgue o Blog para os seus amigos ...
      Cadastre o seu e-mail também no Blog para receber as atualizações do Blog e seja um membro do Blog do Petri, nos adicionando na sua lista de seguidores ...

      Excluir
  2. CARA, ISSO É MAQUIAR O PROBLEMA.
    QUANDO COMPRAMOS UMA BOLACHA OU UM ELMA CHIPS, OU MESMO LEITE, QUE VEM EM EMBALAGENS NÃO RECICLÁVEIS, ESSA EMBALAGENS NÃO POLUEM???
    O SER HUMANO É O ÚNICO ANIMAL, POR EXEMPLO, QUE PRECISA DE 25 LITROS DE AGUA PARA FAZER SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS. E VÃO SE PREOCUPAR COM SACOLINHAS QUE SÃO RECICLÁVEIS???
    E O LIXO. SE EU NÃO JOGAR EM UMA SACOLINHA DE MERCADO, VOU COMPRAR SACOS DE LIXO SIM.
    SEGUNDO A ONU, PARA CADA QUILO DE LIXO DOMÉSTICO RECICLADO, HÁ UMA TONELADA DE LIXO SENDO JOGADA NO MEIO AMBIENTE SEM TRATAMENTO POR INDÚSTRIAS DO MUNDO INTEIRO. E O PROBLEMA É A MINHA SACOLINHA???
    ISSO EMERSON, NA VERDADE É A FÁBRICA PUBLICITÁRIA DO MEIO AMBIENTE, UMA VEZ QUE AS "SACOLAS ECOLÓGICAS" (CUJO PROCESSO DE FABRICAÇÃO É MAIS POLUENTE QUE AS SACOLINHAS) SÃO VENDIDAS, GANHANDO O FABRICANTE, E O VENDEDOR QUE EXPÕE NELA SUA LOGO.
    MEIO AMBIENTE É O CARALHO. ECONOMIA É O QUE CONTA NOS DIAS DE HOJE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação Flavio .. É bem por aí mesmo ... Não adianta impor aos consumidores, sendo que os grandes empresários fazem o que querem com o nosso meio ambiente .. Infelizmente a lei não favorece a população, como sempre favorem os ricos ...

      Excluir