" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vereador de Curitibanos é Preso e Justiça Afasta Mais 2 Por Suspeitas de Desvios na Câmara

Vereador de Curitibanos Preso Por Coagir Testemunhas

Na tarde desta terça-feira, a Polícia Civil cumpriu ordens da Justiça e prendeu um vereador e afastou o presidente e a diretora da Câmara de Vereadores de Curitibanos, na serra catarinense. Os três são investigados por uma suposta participação em um esquema de desvio de dinheiro da Câmara, pois esse " sumiço " foi descoberto quando 2 cheques do Legislativo foram devolvidos pelo banco por estarem com saldo insuficiente. Segundo a CPI que foi instaurada para apurar o caso,o desvio teria rendido uma quantia de 1 milhão de reais nos últimos 4 anos.
O delegado Egídio Ferrari prendeu o vereador Valdeci Garcia ( PMDB ) também conhecido como Gugu, que ocupou a presidência da Câmara em 2011. A suspeita é que
Valdeci estaria intimidando testemunhas, pois muitas destas testemunham haviam mentido nos depoimentos por medo de represálias do vereador. Valdeci foi preso na rua e ficará na penitenciária de São Cristóvão do Sul, cidade vizinha de Curitibanos.
O delegado também afastou da função o atual presidente, Osni Righes ( PDT ), e a diretora Josette Ivana Almeida Closs. Ambos foram afastados dos cargos, porém Osni ainda continua com o mandato de vereador.
O vereador Valdeci foi preso porque pedia para algumas testemunhas mentirem em seus depoimentos. O atual presidente e a diretora foram afastados dos cargos, para as investigações das suspeitas que cercam o legislativo, até porque os dois são suspeitos de participação do esquema.
A polícia ouvirá novamente as testemunhas que ele acredita terem mentido. Se estas pessoas mudarem suas versões até a conclusão do processo, não serão punidas. Caso contrário, responderão na Justiça por falso testemunho. A CPI instalada em fevereiro para apurar o sumiço do dinheiro foi prorrogada até o fim de agosto.
De acordo com o presidente da CPI, vereador Flaris Camargo ( PSDB ), foram comprovados desvios de 1 milhão de reais, sendo 700 mil reais foi só em 2011. O valor total dos desvios, poderá ser ainda muito maior, pois todos os cheques emitidos pela Câmara de Vereadores desde 2000 serão analisados de forma individual, e até agora a CPI teve acesso apenas até aos desde 2007.
O que podemos perceber, é que em cidades pequenas, cidades grandes, a corrupção tem se mostrado presente. Tal insatisfação com a política é retratada na falta de participação popular na política, o que dificulta ainda mais a fiscalização. A maior parte da população brasileira não fiscaliza os seus legisladores, e acabam facilitando ainda mais a vida de muitos ratos que domina nosso país a décadas. Precisamos de uma punição verdadeira nos casos de corrupção em nosso país, para que CPI's como a de Carlinhos Cachoeira, não venham acabar em pizza ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário