Os servidores do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt paralisaram as atividades hoje, e estavam atendendo apenas casos de urgência e emergência, em sinal de protesto a entrega do Hospital para as mãos de uma Organização Social (OS).
A ação é uma resposta a declaração do secretário do Estado de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, que afirmou que estão sendo realizados estudos para viabilizar a troca da gestão do Hospital Regional.
A notícia preocupou os trabalhadores do hospital e o Sindicato da Saúde (SindSaúde). Segundo o sindicato, os servidores não aceitam uma Organização Social na gestão do hospital.
De acordo com o secretário, ainda não foi definida a troca da administração, porém
existe uma grande
chance de acontecer nos próximos meses.
Para os servidores, a chegada de uma OS desrespeita o direito público à saúde e tira do Estado o controle social sobre os serviços, resultando numa privatização disfarçada. De acordo com o Sindicato, o novo modelo acaba com a necessidade de concurso público para contratação de funcionários, comprometendo desta maneira o funcionalismo público, o que poderá desencadear o fim dos concursos públicos e das licitações para compra de materiais e medicamentos. No novo modelo, o Estado ficaria apenas com a tarefa de fiscalizar e financiar os custos. Vale lembrar que o Tribunal Superior do Trabalho, em ação civil pública, também é contrária à mudança de gestão.
Como o secretário Dalmo, diz que a situação é irreversível e tem até o apoio do Governador do Estado, Raimundo Colombo, tudo nos leva a crer que essa novela ainda terá muitos capítulos .. E como sempre, que sai sempre perdendo é a população joinvilense ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário