A decisão de ontem da Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) em suspender a venda de novas linhas a partir de segunda-feira ( 23/07 ), surpreendeu as empresas envolvidas, que se disseram intrigadas com tal punição. De acordo com a Anatel as vendas foram interrompidas para pressionar as empresas a prestarem o mínimo de qualidade exigido, e as operadoras de telefonia com os piores índices de qualidade em cada Estado, foram efetadas pela medida, ou seja, TIM, Oi e Claro.
A Anatel entrou com essa medida cautelar para que as prestadoras de telefonia móvel prestem serviço aos cidadãos com nível de qualidade pelo menos satisfatório, e alegam que a medida foi tomada em razão do crescimento do número de reclamações registradas, associado aos dados de acompanhamento e de fiscalizações realizadas.
Todas as operadoras, inclusive a
Vivo, a Sercomtel e a CTBC, ( Que não tiveram as suas vendas suspensas ), terão que apresentar em um prazo máximo de 30 dias um plano de ação para melhorar seus serviços em 3 aspectos: Completamento de chamadas, interrupções de chamadas e reduções das reclamações dos usuários.
Em Santa Catarina, a operadora Claro foi atingida pela medida. A TIM foi a empresa que mais sofreu com a medida, e teve suspensa a venda em 19 estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.
A Oi não poderá vender em 5 estados: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. A Claro, teve a suspensão em 3 estados: Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A idéia da Anatel foi criar um coeficiente e a empresa com pior avaliação em cada estado brasileiro foi proibida de comercializar novas linhas. Em Santa Catarina, a Claro detém 1,68 milhão de clientes e ocupa a 3º posição entre as operadoras com uma fatia de 20,7% do mercado nacional. O Procon informou que as queixas mais comuns contra as operadoras de telefonia são a de cobrança indevida, dúvidas de reajustes e falhas na revisão contratual.
A Claro informou que foi surpreendida pela suspensão temporária de novas linhas em Santa Catarina. A empresa disse em nota oficial que faz fortes investimentos no Brasil, sendo que R$ 3,5 bilhões foi só em 2012. Mesma resposta deram a Tim e a Oi, que disseram que a Anatel se contradisse em seus próprios levantamentos.
As empresas deverão apresentar um plano detalhado de melhoria de seus serviços, pois se não cumprirem a determinação, estarão sujeitas a pagar uma multa de R$ 200.000,00 por dia e por cada Estado brasileiro ... Agora, parece que a situação dos serviços irão melhorar .. Os consumidores estavam já cansados de tanto sofrer com a falta de competência de muitas empresas, que prestam um serviço medíocre ao cidadão .. Agora a Anatel bem que poderia ficar em cima das empresas de TV por assinatura ..
Nenhum comentário:
Postar um comentário