" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Greve dos Professores das Universidades Federais Completa 3 Semanas

A greve dos professores das universidades federais completa 22 dias, com a adesão dos professores de 51 instituições. Mas não existe uma previsão para o fim da paralisação, pois desde que a greve foi decretada, não foi feita nenhuma reunião de negociação entre a categoria e o Ministério do Planejamento.
A reivindicação dos docentes é a revisão do plano de carreira. Em um  acordo firmado no ano passado, o governo prometeu um reajuste de 4%, a incorporação de parte das gratificações e a revisão do plano para 2013, que foram de fato atendidos, porém o que não se teve avanços foi na revisão da carreira. O Ministério da Educação diz que a greve é precipitada, porque na avaliação do Ministério, existe bastante tempo para reformular a carreira antes que seja fechado o Projeto de Lei Orçamentária para 2013, o que ocorrerá até o dia 31 de agosto.
A categoria pleiteia carreira única com incorporação das
gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese ( calculado em R$ 2.329,35 ), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
Os professores também reclamam da política de expansão das universidades federais feitas pelo governo através do programa Reuni. A categoria alega que a expansão foi feita às pressas e provocou a queda brusca das condições de trabalho, com salas bastante lotadas, excesso de disciplinas e de orientações na graduação e na pós-graduação, ausência de laboratórios e estrutura para pesquisa e extensão, e de uma política efetiva de assistência estudantil.
Mesmo assim, os professores temem que a revisão não seja feita, devido ao período eleitoral. Os professores querem um melhor plano de carreira que contemple toda a categoria. Essa semana provavelmente será discutida um agendamento para as negociações, e, quem sabe o resultado seja positivo para os professores ... Vamos torcer para que tudo dê certo ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário