" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Câmara dos Deputados Aprova Plano Nacional de Educação

Deputado Ângelo Vanhoni - Relator do PNE -
Depois de 18 meses de tramitação na Câmara dos Deputados e de vários adiamentos da votação, os Deputados aprovaram ontem o polêmico Plano Nacional de Educação ( PNE ). O PNE estabelece 20 metas educacionais, com o objetivo de aumentar o investimento em educação pública. O plano também prevê a ampliação das vagas em creches, a equiparação do salário dos professores, a erradicação do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas.
Porém, o
objetivo inicial do governo era elevar o percentual de investimento dos atuais 5% para 7%, mas a medida foi muito contestada e ganhou uma grande repercussão nas redes sociais, e cedendo a pressões de muitos setores, o relator da matéria Ângelo Vanhoni, modificou o plano, passando dos atuais 5%, para 10% do Produto Interno Bruto ( PIB ) em educação, sendo alcançada no prazo de 10 anos. Agora a proposta segue para o Senado, e se for aprovado volta para a câmara e depois passa pela sanção presidencial.
Segundo o relator da matéria Ângelo Vanhoni, foi uma negociação muito difícil, sobretudo com a área econômica do governo. A maior dificuldade veio da grande pressão sobre o tema, já que é um tema frequentemente abordado, ainda mais em época eleitoral.
Resta saber se esse investimento será de maneira eficaz, e as nossas escolas que estão caindo aos pedaços, possam dar o mínimo de condição adequada para os educadores e educandos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário