" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

terça-feira, 26 de junho de 2012

Artigo de Opinião: Santa Catarina a Beira de um Caos ???

Empresa Recebeu R$ 1,3 Milhões Por Um Serviço
Que Não Foi Concluído
Nesta semana a Secretaria de Desenvolvimento Regional  ( SDR ) apontou que das 56 escolas estaduais existentes em SC, em 36% delas a avaliação da infraestrutura das instituições era considerada precária. O fato, nos chama atenção e nos faz pensar porque tanto se fala na época eleitoral em Saúde e Educação, mas no entanto não há um investimento consistente nessas duas áreas.
Diariamente, os nossos filhos vão estudar em escolas na qual não oferecem muitas vezes nem segurança adequada para a prática das aulas, o que ocasiona por muitas vezes várias escolas sendo interditadas pela vigilância sanitária, devido a cultura dos remendos e maquiações aplicadas em muitas instituições.
Já não bastava a situação precária das escolas, a nossa saúde também não caminha nada bem. Os hospitais de SC estão com um grande défict de profissionais como enfermeiros e médicos, equipamentos e leitos disponíveis para atender a toda a população catarinense. Já não é a primeira vez que o
Hospital Regional Hans Dieter Schimidt de Joinville, sofre com a falta de profissionais ( o que já ocasionou a falta de 10 leitos ) e com a falta de água quente nos chuveiros dos quartos, devido a problemas na tubulação do hospital que é muito antiga, um problema que já é arrastado por mais de 18 meses. Para amenizar os problemas dos 250 pacientes, os funcionários estão andando pelos corredores com bacias de água quente. A situação é tão precária que falta até campainha para chamar os enfermeiros, e os técnicos de enfermagem estão atendendo mais que o dobro de pacientes que devem atender.
Para tentar resolver a falta de profissionais da área de saúde no Hospital Regional, foi feito até um concurso público para contratar mais médicos e enfermeiros, porém não apareceram interessados, devido aos baixos salários oferecidos pelo governo de SC aos profissionais. Segundo o Secretário de Saúde de SC Dalmo Claro, a solução de problemas poderia vir com a implantação da administração do Hospital Regional ser feita por uma OS ( Organização Social ), como já ocorre com o Hospital Infantil em Joinville. Porém, os próprios funcionários se manifestam contrários a uma OS administar a instituição, pois alegam uma tentativa mascarada de " privatizar a saúde pública ".
Os profissionais do Hospital questionam o governo de SC quais serão as garantias de que todos continuariam trabalhando no hospital e como ficariam os planos de cargos e salários. Também questionam como uma OS seria capaz de contratar mais profissionais ao hospital, se a própria Secretaria de Saúde não conseguiu, devido aos entraves burocráticos.
Segundo a direção do hospital, a empresa que venceu a licitação em 2009 para fazer a reforma do sistema hidrossanitário do prédio não trocou os canos de ferro, que estavam enferrujados após 25 anos de uso. A empresa informou que teria terminado o trabalho e o laudo de término da obra foi assinado, porém o trabalho não foi inteiramente concluído, pois o material usado não seria o apropriado para altas temperaturas, já que deveriam ter usado tubos de cobre, não sendo trocados os tubos de água quente que vêm das caldeiras. A empresa vencedora, embolsou mais de 1,3 milhões de reais pela obra mal feita.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de SC, faltam 10 médicos no pronto-socorro e 6 na UTI. Por isso, o secretário Dalmo Claro de Oliveira, teme a possibilidade de 10 dos 20 leitos disponíveis serem novamente fechados pela falta de pessoal. Já não bastava todos os problemas da superlotação no Hospital Municipal São José, nos ambulatórios, nos postinhos de saúde, a falta de mediamentos, as filas intermináveis para consultas com especialistas, agora o joinvilense tem que conviver também com a gastança do dinheiro público, em uma obra que sequer foi concluída ... Até quando irão fazer pouco caso da população catarinense ?? Quando vão tomar uma atitude de investir de verdade e solucionar os problemas da população ??? É gente, vamos cobrar dos nossos políticos que esta situação seja resolvida, para que SC não fique a beira de um Caos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário