" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

terça-feira, 19 de junho de 2012

Empresa de SC é Acusada de Fraudes em Concursos Públicos

A denúncia exibida no domingo ( 17/06 ) pelo programa Fantástico, da Rede Globo, indignou a todos, sobretudo aqueles que sempre buscam participar dos processos de seleção por meio de concurso publico. O sonho de muitas pessoas de ingressarem no funcionalismo público, em busca de estabilidade e bons salários, foi derrubado após a matéria. A reportagem investigativa mostrou que, em vez de selecionar os candidatos mais qualificados de acordo com a nota obtida na prova, os concursos estavam aprovando amigos, parentes e apadrinhados políticos de prefeitos e vereadores.
Sem saber que estavam sendo gravados, os
 donos das empresas que promovem as seleções, admitiram que cobravam até 5 mil reais por cada vaga. Além da aprovação fraudulenta de candidatos, o esquema envolvia ainda o direcionamento de licitações e pagamento de propina.
Foram citadas várias empresas envolvidas nesse sujo esquema, dentre elas a catarinense Inova Consultoria e Assessoria Ltda, de Maravilha. A empresa de SC já era alvo de uma Ação Civil Pública por suspeita de fraude no concurso da prefeitura de São Miguel da Boa Vista (SC). De acordo com a reportagem, o sócio da empresa Inova, Clóvis Pauletti, explicou como funciona o esquema. Eles se encarregam de aprovar 2 candidatos laranjas nas primeiras colocações. Eles desistem das vagas, e o 3º colocado, que era indicado pelo prefeito assume o cargo.
Em 2010, o Ministério Público de Maravilha ajuizou uma ação de improbidade contra os sócios da empresa, Marcos Perin e Clóvis Pauletti, e o prefeito de São Miguel da Boa Vista, Milton Luís Müller, por suspeita de fraude em concurso público na prefeitura.
A investigação do Ministério Público apontou que a empresa responsável pelo concurso teria trocado os cartões resposta de 2 candidatas, para que fossem aprovadas em 1º lugar nas vagas para odontóloga e farmacêutica. O candidato beneficiado entrega o cartão de respostas preenchido normalmente e depois esse cartão é trocado por outro com as respostas certas.
A reportagem revelou ainda que para ganhar as licitações, eram apresentados valores abaixo do preço de mercado. O restante era pago "por fora" pelos prefeitos, que justificavam os gastos na contabilidade da prefeitura, através de notas frias.
Onde nós vamos parar com tanta roubalheira ??? É mensalão, mensalinho, caixa 2, propinas, participações dos políticos com o jogo do bicho ... O que podemos esperar da política no Brasil ???
Veja o vídeo com a reportagem na íntegra no link abaixo:

REPORTAGEM FANTÁSTICO MANIPULAÇÃO CONCURSO PÚBLICO

Um comentário: