Cerca de 3 mil trabalhadores da Fundição Tupy entraram em greve hoje pela busca de melhores salários. De acordo com o sindicato que representa a categoria, eles lutam por um reajuste salarial de 10,5%, enquanto a empresa quer pagar apenas 6%. Os trabalhadores também querem melhores condições de trabalho e a revisão de valores do PPR. Segundo a imprensa, o movimento tende a ganhar força na troca de turno, quando o número de trabalhadores irá aumentar. A última greve ocorrida na Tupy foi em 1996.
Os trabalhadores estão indignados, pois a empresa apresentou
números que mostram o seu crescimento de receita, diferentemente dos salários que continuam estagnados. No ano passado, as vendas da empresa atingiram 2,19 bilhões de reais, quase 17% a mais do que em 2010. O lucro cresceu quase o dobro: 31,7%, atingindo 203,4 milhões de reais, grande parte deste resultado devido a redução nas despesas operacionais. A taxa de retorno para o investimento dos acionistas da empresa foi de 18,55%, em 2011. Vale também lembrar que a empresa fez grandes investimentos, pois foram aplicados mais de 245 milhões de reais, modernizando a sua linha de produção. E para atender o mercado americano com maior eficiência, a empresa adquiriu 2 fundições no México, para facilitar o acesso ao mercado americano, um dos principais clientes da Tupy.
Era óbvio que com todos esses resultados positivos para a Fundição Tupy, os trabalhadores iriam reivindicar o aumento de seus vencimentos. Agora, é só esperar para ver que solução a empresa irá tomar junto com o Sindicato da categoria, pois se a empresa alegar falta de dinheiro ou a falta de lucros, o argumento não será bem aceito pelos trabalhadores ....
Nenhum comentário:
Postar um comentário