" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quinta-feira, 26 de abril de 2012

STF Aprova Por Unanimidade o Sistema de Cotas Raciais



Ministro Luis Fux
O STF deu parecer favorável a constitucionalidade do sistema de cotas raciais nas universidades brasileiras. Por unanimidade, os ministros do STF votaram hoje favoravelmente a cosntitucionalidade das cotas raciais em universidades públicas. Todos os 10 ministros votantes seguiram a opinião do relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, que se disse ontem ser a favor da constitucionalidade. O ministro Dias Tóffoli não participou do julgamento, pois quando era advogado-geral da União, já havia dado
 parecer favorável às cotas, e por isso não poderia votar.
 O STF julgou a ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas da Universidade de Brasília (UnB), que reserva 20% das vagas para os autodeclarados negros e pardos.
O ministro Cesar Peluso criticou os argumentos de que a reserva de vagas fere o princípio da meritocracia. Ele disse que o mérito é um critério justo, porém só é justo quando os candidatos tenham oportunidades idênticas ou pelos menos assemelhadas. Disse também que as pessoas são e o que elas fazem dependem das oportunidades e das experiências que ela teve para se constituir como pessoa.
O único negro da Corte, o ministro Joaquim Barbosa disse que os críticos das cotas são de maneira geral aqueles que se beneficiam ou já se beneficiaram da discriminação da qual são vítimas os grupos minoritários.
Aqui no Blog já foi publicada uma matéria de opinião, na qual foi antecipada esta questão das cotas raciais. Concordo com o Ministro Peluso, que disse que o que muda são as oportunidades, porém, as oportunidades não consistem na pigmentação da pele, raça, ou gênero, mas consiste em uma educação de qualidade, seja ela pública ou privada. É fácil ver as diferenças educacionais nas redes privadas e nas redes públicas, por isso acredito que o ingresso nas universidades pelas camadas mais baixas, passará por um profundo investimento e comprometimento dos governantes na busca por uma educação pública de qualidade.
Defendo as COTAS SOCIAIS, e não as RACIAIS, pois nenhum ser humano prova o seu Nível de QI através de sua cor da pele, ou raça, mas prova através do seu conhecimento. E você o que acha ?? Você é a favor ou contra a decisão do STF ??

Nenhum comentário:

Postar um comentário