" Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma
montanha " ( Confúcio )

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Artigo de Opinião: A Saúde Pública Pede Socorro


Novamente venho usar esse espaço para demonstrar a minha insatisfação com o sistema público de saúde. Como podemos em um país que é a 6ª maior economia do mundo, ter uma desigualdade social tão grande e um sistema de saúde pública medíocre. Algo que me deixa revoltado é o tamanho do descaso do governo que só onera excessivamente o contribuinte com altos impostos, e não aplica de maneira igual os investimentos na saúde. Podemos analizar postos de sáude com falta de remédios, PA's com falta de equipamentos, Hospitais com falta de enfermeiros e médicos especialistas, além da falta de leitos e estrutura para abrigar o número crescente de pacientes abrigados na rede SUS.
O que leva a saúde pública a essa vergonha que está atualmente ?? Seria a falta de recursos ou a falta de gestão ?? Vale lembrar que por determinação da Lei, os governos são obrigados a destinar no mínimo 25% da sua receita em investimentos na sáude, então por que o contribuinte não vê esses recursos aparecendo ?? Também destaco a importância da rede privada em nosso país, uma vez que muitos trabalhadores detém em sua empresa como benefício o convênio particular, que indiretamente ajuda e muito o governo, já que a iniciativa privada absorve boa parte desses pacientes, que alías pagam 2 vezes ( pelo plano e pelos impostos pagos ).
Então se a arrecadação todos os anos batem recordes, e no mínimo o governo deve destinar 25% da sua receita na saúde pública, eu creio que a falta da gestão é o principal fator para a situação estar nesse ponto. Infelizmente os cargos são de indicações políticas, e que muitas vezes não resolvem o problema, apenas estão lá para preencher o seu cargo. Além disso, a burocracia e a corrupção impedem que o sistema avance com qualidade, e o resultado disso é imensas filas de atendimentos para especialidades, cirurgias que demoram meses ou até anos para serem realizadas, falta de medicamentos e etc ..
Recentemente tivemos um caso aqui em Joinville muito triste, e que demonstrou a total ineficiência do sistema público. Um paciente de 43 anos sofria de problemas cardíacos, e procurou um hospital que lhe pudesse dar o atendimento necessário. Depois de esperar 48 horas por um leito de UTI, ele faleceu logo após dar entrada na UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schimidt. Segundo o laudo entregue a família do paciente, a causa da morte foi insuficiência cardíaca atrelada à hipertensão e insuficiência renal. A família acredita que o quadro evoluiu para algo mais grave pela falta de tratamento adequado, já que houve uma demora grande no atendimento.
O caso envolvendo esse paciente em Joinville foi a gota d'agua para o Ministério Público Federal, e a juíza federal Cláudia Maria Dadico aceitou o pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, que cobrou uma punição mais severa ao secretário estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, caso o Hospital Regional volte a desrespeitar a liminar que garante o atendimento de pacientes em casos de urgência e emergência, nem que seja na rede privada.
A liminar obriga o Estado a garantir o atendimento e, na falta de leitos na rede pública, o Estado deve arcar com os custos do serviço na rede privada. Agora, além da multa prevista de R$ 5.000,00 aplicada ao Estado para cada negativa de atendimento, Dalmo Claro de Oliveira será intimado a arcar com multa de R$ 2.000,00 e ainda estará sujeito à prisão civil por crime de improbidade administrativa, caso descumpra novamente a ordem judicial. A expectativa, de acordo com o procurador da República Mario Sergio Barbosa, é de que a multa force o poder público a cumprir a decisão judicial. Segundo ele, antes a multa saía dos cofres públicos, agora passará a sair do bolso do secretário, o que talvez acabará com essa situação em que se encontra a saúde pública em Joinville.
Não podemos admitir que o cidadão pague uma carga tributária tão alta e em contrapartida quando necessita da ajuda do sistema público seja tratado desta maneira .. Precisamos que os nossos governantes cumprem com o seu papel que assumiram na suas campanhas, e que os nossos representantes legisladores cobrem ações mais rígidas do governo, pois a situação está insustentável, e a nossa saúde pública está gritanto urgentemente por Socorro !


2 comentários:

  1. Site de ofertas de imóveis em Joinville, apartamentos, geminados, acesse o confira: www.ofertasjoinville.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir